TOP Web Rádio

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

O asteroide 2012 TC4, passará raspando a terra nesta madrugada.



  Gráfico mostra o momento da aproximação máxima entre o asteroide 2012 TC4 e a Terra, em 12 de outubro de 2017.

 Medindo entre 10 e 30 metros de diâmetro, o asteroide 2012 TC4 foi descoberto em 2012, mas desde então, não foi mais encontrado nos céus. O que se sabe, segundo os cálculos feitos a cinco anos atrás, é que ele iria passar bem perto do nosso planeta no dia 12 de outubro de 2017.

A data de sua máxima aproximação será por volta 2:00 horas, horário de Brasília, madrugada de quinta-feira (12), e de acordo com os cálculos anteriores, essa rocha espacial, tem pouquíssima chance de atingir o nosso planeta. Na verdade, as chances são quase nulas.



"Em outubro de 2012, a rocha passou a apenas 94 mil km do nosso planeta. Desta vez, sua passagem será rasante, de cerca de 49.5 mil quilômetros do núcleo da Terra ou 43 mil km da superfície. "

  Telescópio do Sonear é um dos poucos que monitoram objetos pequenos no espaço (Foto: Sonear/Divulgação)

 E para não deixar essa grande aproximação "passar batida", a NASA irá acionar seu Escritório de Coordenação de Defesa Planetária (Planetary Defense Coordinating Office). Esse braço da NASA, também conhecido pela sigla PDCO, é uma instituição responsável por detectar, acompanhar e defletir Objetos Potencialmente Perigosos (PHOs) que poderiam se chocar contra o nosso planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário