TOP Web Rádio

sábado, 20 de janeiro de 2018

POTIRENDABA - Castração e todas as suas vantagens

Por:  Hiany Covre de Godoi

Ainda é normal encontrar pessoas com dúvidas sobre castrar ou não seus animais, no entanto, a maioria dos médicos veterinários indica a cirurgia devido aos seus inúmeros benefícios.
Além de garantir a saúde do animal, a castração também pode evitar ou corrigir comportamentos indesejados como, marcação territorial, miados, latidos altos e excessivos, além de auxiliar na proteção física do se animal, fazendo com que ele tenha menos vontade de sair a rua, evitando atropelamentos, envenenamento e cruzas indesejadas, entre muitos outros fatores.

  Adoção, Este gatinho esta esperando por você! 
Nos casos dos animais abandonados, a castração possui importância ainda maior por ajudar no controle populacional.
 

Ao castrar as fêmeas evita-se as crias e prevenimos doenças graves do trato reprodutor como, por exemplo, infecções uterinas, tumores de útero, ovário e mama.
 

Lembrando que os tumores de mama em gatas são extremamente agressivos, quando comparados aos das cadelas, sendo que há 90% de chance do tumor ser maligno e apresentar metástases. 

Recomenda-se castrar as fêmeas o quanto antes, de preferência antes do primeiro cio, o que diminui em até 99% os riscos em desenvolvimento de tumores.
 

É comum ouvir que, é indicado castrar após a primeira cria, no entanto, isso é um mito.
 

Nos machos, a castração evita doenças como tumores testiculares, hérnias perineais e câncer de próstata, além de reduzir o hábito de saírem para a rua em busca de fêmeas para procriar, atitude que os deixam mais expostos a doenças infecciosas, nos gatos, esporotricose, FIV, FELV, nos cães, TVT entre outras.
 

Assim, os animais castrados costumam também ficar mais calmos, carinhosos e caseiros. Outra vantagem é que se protegem de maus-tratos que podem sofrer nas ruas, em especial os gatos de vida livre.
 

A cirurgia pode ser feita a partir dos 2 meses de idade, tanto em cães quanto em gatos, período em que os filhotes podem receber uma anestesia geral com maior segurança. No macho a castração consiste na remoção dos dois testículos, já nas fêmeas, a retirada de ovários e de praticamente todo o útero.
 

O ideal e mais seguro é que a cirurgia seja realizada em conjunto com anestesia inalatória e monitoramento. Apesar da cirurgia ser simples, não pode ser subestimada, sendo assim deve ser realizada por uma equipe qualificada e competente nas áreas de cirurgia e anestesia.
 

Após a cirurgia, os animais devem ser tratados com terapia analgésica e anti-inflamatória. Em geral, os pontos são tirados após 10 dias da cirurgia, quando a cicatrização já está completa.
 

FIQUE ATENTO!
Profissionais
A castração é uma cirurgia como qualquer outra, com seus riscos e cautelas. Ela NUNCA deve ser realizada por pessoas sem qualificação. É necessário conhecimento amplo de um médico veterinário e apenas dele, para realizar tal procedimento ou qualquer outro em um animal. Assim em caso de qualquer emergência que possa ocorrer, apenas o médico veterinário preparado será capaz de salvar seu pet.
 

Se você não quer ir a um profissional ruim, não faça isso com seus animais.
O barato sempre sai caro.
 

Dieta
Após a castração é necessário oferecer uma dieta especifica para animais castrados, como eles tendem a ficar mais calmos e menos ativos (geralmente), é preciso tomar os devidos cuidados para que continuem se movimentando, instigando a brincadeira e a atividade física para que eles mantenham o peso sempre em dia. Tente criar uma rotina com o pet, levando-o para passear e para brincar com os outros bichinhos.
 

Alimentação
É importante lembrar que devemos incluir alimenta¬ção liquida na dieta dos gatos (sachets ou pastas), o que auxilia na ingestão hídrica e na melhor qualidade do funcionamento renal.
 

Consultas preventivas
Sempre tenha o hábito de levar seus animais de es¬timação ao médico veterinário para uma consulta de rotina, afinal assim como nós a saúde deles deve ser priorizada, e como eles não podem nos falar se estão com dor ou incomodados, levar ao profissional pode ajudar na prevenção de doenças e no tratamento rápi¬do de qualquer afecção que possa aparecer.
 

Escolha uma clínica capacitada com médicos vete¬rinários competentes, lembre-se, assim como nós não queremos ir a qualquer médico humano que nem nos consulta ou pede exames, nossos animais também não. A qualidade na consulta, diagnóstico e nos exames é fundamental para todo animalzinho.
 

Animais de vida livre
A castração é de extrema importância para os ani¬mais em situação de rua, além de todos os benefícios para a saúde deles auxilia na diminuição da população de animais carentes e abandonados, então se você puder, ajude ONGs, doe uma castração.
A manutenção da saúde deles depende de todos nós.

Um comentário: