O meteoro cruzou parte do Estado do Rio Grande do Sul e foi detectado por uma das câmeras da Bramon, localizada na cidade de Taquara. Crédito: Carlos Fernando Jung/Bramon.
Um meteoro de forte intensidade cruzou o céu da cidade gaúcha de Taquara, produzindo um forte clarão. A fulgurante entrada ocorreu no domingo e foi registrada em vídeo através de uma das câmeras da BRAMON, Rede Brasileira de Observação de Meteoros.
O evento ocorreu na noite de domingo, às 21h58 BRST (Horário de Verão).
De acordo com Carlos Fernando Jung, diretor científico da BRAMON, as análises iniciais apontam que o meteoro provavelmente deve ter ocorrido no centro de Santa Catarina, mas como apenas a câmera de Taquara registrou a passagem, não é possível determinar a trajetória exata.
Devido à forte intensidade, os pesquisadores não descartam a possibilidade de ter havido a ocorrência de estrondo sônico (sonic boom) característico de objetos que ultrapassam a velocidade do som em algumas localidades da Região Sul.
Como apenas uma câmera de vigilância registrou a fragmentação da rocha, os pesquisadores da BRAMON estão à procura de imagens em câmeras de segurança e também de testemunhos de quem viu o meteoro, que ocorreu por volta das 22 horas deste domingo, 19 de novembro. O objetivo é determinar a órbita e direção do objeto, além de localização de possíveis meteoritos.
Se você viu ou registrou o evento, entre em contato com a Bramon através do email: bramon@bramonmeteor.org
Fonte: Apolo 11
Nenhum comentário:
Postar um comentário