A massa de ar polar que vem do sul do continente e avança em direção ao Brasil já começou a deixar Rio Preto gelada. No final de semana, a cidade pode registrar as temperaturas mais baixas dos últimos cinco anos, com termômetros atingindo os 3 graus Celsius. Assim, o rio-pretense vai ter que tirar o casaco do armário.
De acordo com o meteorologista Marcos Viana, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), o frio vai apertar no sábado e no domingo, quando a massa de ar frio polar avança pela região. "E aí a tendência é de temperaturas mais baixas do ano", afirmou. No sábado, já sem possibilidade de chuva, a previsão do Cptec é de que a máxima não passe dos 20°C e a mínima chegue aos 6°C.
O meteorologista destaca que se essa previsão se efetivar, haverá possibilidade de geada em Rio Preto e na região. "Tem uma chance de moderada a fraca, mas há possibilidade de geada", disse. Condições de tempo que exigem cuidados com a pele, pulmão e coração, principalmente, de crianças e idosos.
No domingo, 7, a temperatura muda, mas continua com condições de frio intenso. Pelo Cptec, a temperatura máxima passa para 23°C e a mínima sobe para 7°C - com variação térmica de 16°C. "Já a partir de segunda começa a subir gradativamente", explicou o meteorologista.
Já pelo Climatempo, a previsão é de frio ainda mais rigoroso em Rio Preto: 3°C no domingo. Segundo o serviço de meteorologia, esse resfriamento com picos entre os dias 5 e 7 deve ser registrado durante um inverno com temperaturas mais altas e sob influência do fenômeno El Niño fraco.
Como efeito da interferência dessa massa de ar frio, o Sul do Brasil pode registrar fenômenos como neve em flocos, chuva congelante, chuva com queda de pedrinhas de gelo e chuva com neve, de acordo com previsões do Climatempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário